Fisioterapia

A Fisioterapia é a área de prevenção e tratamento de problemas ligados à movimentação e funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo. Tais distúrbios podem ter origem em doenças, condições genéticas, acidentes, traumas e outros fatores prejudiciais, que trazem consequências para o desempenho ou estética humanas.

Nesse sentido, a disciplina está incluída no campo da saúde, junto com a Medicina, Psicologia e Enfermagem. O fisioterapeuta, em diversos momentos, receberá exames, laudos e avaliações médicas e planejará a melhor estratégia para promover a reabilitação dos pacientes. Além disso, ele próprio pode dar consultas e fazer avaliações que estejam dentro das suas atribuições.

As técnicas e métodos de trabalho se adaptam às necessidades do tratamento. As mais conhecidas são o uso do próprio corpo com movimentos e exercícios, mas o leque do profissional é bem mais amplo. Aplicação de frio, estímulos elétricos, massagens, uso de componentes mecânicos e acupuntura são exemplos do que pode ser utilizadas pelos especialistas.

Também é significativo o trabalho de prevenção e educação. Aqui, além da saúde geral, os fisioterapeutas encontram espaço nos programas de gerenciamento de riscos das empresas, orientando os funcionários sobre como evitar doenças ligadas às atividades e aos ambientes de trabalho.

Outras especialidades